quinta-feira, maio 29, 2014

PLANO DE MARKETING PARA NOVO PRODUTO: BY WHOM?





  APRESENTAÇÃO
A camiseta não é um produto segmentado, restrito a um único público, pelo contrario, ela fala com todos, constantemente, em todos os lugares. Em um mundo em que todos buscam originalidade, e todos se colocam como produtores, o dialogo direto entre arte, artista, dia-a-dia e os consumidores só tende a crescer, e essa falta de segmentação, só tende a expandir.

A camiseta vai além de uma peça de roupa, ela é um símbolo de democracia, veste todas as idades: homens, mulheres, jovens, crianças, adultos; todas as classes: alta, media e baixa; vende quem gosta de moda e quem não se interessa pra ela; e pode ser usada para diversos eventos: trabalhar, estudar, bar, boate...


Além de ser uma peça que resiste às mudanças de tendências da moda, tem uma tradição de sobreviver às mudanças do poder aquisitivo de seu público.  Em aspectos, como a economia, o marketing ou mesmo a arte, a camiseta também tem sua importância calcada em bases sólidas. É o foco de grandes empresas e grandes campanhas de vendas, assim como está presente nas artes com grande desenvoltura.



     DESCRIÇÃO DA EMPRESA
A cada duas coleções de artistas teremos uma coleção temática.  Um briefing será preparado, enviado ao nosso mailing de artistas e disponibilizado online (permitindo que qualquer pessoa interessada possa mandar o seu material e fazendo com que tenhamos a chance de conhecer artistas que futuramente possam fazer a sua própria coleção).

Observando técnica, originalidade e criatividade, 10 obras vão ser escolhidas pela equipe do BY-WHOM? para virarem camisetas, 4 pôsteres e 3 ecobags.


 


    ANÁLISE DO AMBIENTE
A empresa, sua confecção e comercialização será localizada no Rio de Janeiro, onde ela deverá atuar intensamente no mercado interno e com venda direta. No mercado externo, será desenvolvido através parcerias e divulgação do site. A possibilidade de venda externa se da pelo uso do correio, podendo atingir outras cidades e criando novas possibilidades de mercado.

   O produto da By Whom? é  composto por mulheres e homens de classes sociais A e B, faixa etária de 14 a 35 anos. A região geográfica definida para a atuação da empresa abrange o estado Rio de Janeiro.

No setor de vestuário, a confecção de camisetas se apresenta como um bom negócio para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. Isto porque a camiseta é umas das peças do vestuário mais utilizadas pelos consumidores de todos os segmentos econômicos. Só para se ter uma ideia do tamanho deste mercado no Brasil, o setor de camisetas fatura nada menos do que R$ 3,8 bilhões ao ano.



 DETERMINAÇÃO DE OBJETIVOS DE MARKETING PARA O NOVO PRODUTO OU SERVIÇO
Os objetivos como planos permanentes significam a razão de ser da empresa e para onde devem convergir todos os esforços. E as metas dentro dos objetivos são os alvos específicos a serem alcançados. Todos os demais planos têm como condição de permissa fundamental o objetivo.
1. Os atributos específicos: Lucro e Consolidação da Marca
2. O padrão de escala em que os atributos serão medidos: Lucro liquido e ascenção  da marca no mercado de moda.
3. A meta
  • Financeiros: lucro líquido de 40% em cada peça vendida
  • Marketing - os objetivos financeiros devem ser convertidos em objetivos de marketing.
  • (1) seleção de mercado específica para a ação empresarial Casse A e B ,homens e mulheres entre 14 e 35 anos
  • (2) estabelecimento de metas de vendas específicas. Colocar no mercado um produto diferenciado tanto em termos estéticos quanto na qualidade.Alcançar o status de referência de inovação e exclusividade visando a a satisfação das necessidades do mercado alvo.
  • Estratégia de divulgação diferenciada através de ações específicas tanto na WEB quanto em eventos bimestrais para o lançamento de cada coleção .Buscar sempre inovar a cada evento despertando no público não só o desejo de consumo por sua necessidade mas também por um "Status Quo “
        

  ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS
A Cada nova coleção a equipe da BY-WHOM? selecionará 10 obras de arte para serem as estampas que darão a temática da coleção .
A partir desta seleção serão desenvolvidas 10 camisetas femininas e masculinas com estampas das obras prviamente selecionadas.
Dentre estas obras a equipe selecionará 3 com o perfil adequado para fazer ecobags e 4 para confecção de posters.

Missão: 
Comercializar produtos de moda com qualidade a preços competitivos e excelência na prestação de serviços, conquistando a liderança, sempre orientado pelo mercado.

Visão

Encantar a todos é a nossa realização.

Valores:
 Integridade
 Comprometimento
Valorização humana
Superação dos resultados
Melhoria contínua
Inovação
Sustentabilidade

Ecobags




Busdoor
 FONTE:  Creative Commons, 2014.

Outdoor





AÇÃO SOCIAL E INCLUSIVA:

- MENSALMENTE - VAMOS FAZER UMA AÇÃO SOCIAL INCLUSIVA DE FORMAÇÃO PARA JOVENS APRENDIZES DE QUINZE ANOS ATÉ DEZOITO ANOS
- SEMPRE PROVENIENTES DE CLASSE C E D EM SITUAÇÃO DE RISCO SOCIAL SELECIONADAS POR UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA CRE - REGIÃO ADMINISTRATIVA ESCOLAR - QUE OS INDICA POR BOAS NOTAS NA ESCOLA,
PARA FAZEREM WORKSHOPS DE APRENDIZADO DE CORTE DE CAMISETAS, SILKSCREEN E CONFECÇÃO DE POSTERS E ECO-BAGS
QUE PERMANECERÃO NO PROJETO POR DEZ MESES, COMO PRIMEIRO-EMPREGO, OFERECENDO SUA VAGA PARA OUTRAS PRE-SELECIONADAS EM LISTA DE ESPERA.


TRASLADO GRATUITO E LANCHE PROVIDENCIADO POR PARCEIROS DESTE EVENTO SOCIAL.


FONTE:  Creative Commons, 2014.


PALAVRAS-CHAVE ; KEY-WORDS: camisetas, pôsteres, ecobags, By Whom?, Campanha de Marketing, Av1, elaborado por Camilla Werneck, marketing, produto novo